"Eis aí teu filho. Eis aí tua mãe". - João 19.25-27

7 Palavras de Cristo na Cruz  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 182 views
Notes
Transcript
34 E Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe de Jesus: "Este menino está destinado a causar a queda e o soerguimento de muitos em Israel, e a ser um sinal de contradição,
35 de modo que o pensamento de muitos corações será revelado. Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma"
Lucas 2.34–35 NIV
Then Simeon blessed them and said to Mary, his mother: “This child is destined to cause the falling and rising of many in Israel, and to be a sign that will be spoken against, so that the thoughts of many hearts will be revealed. And a sword will pierce your own soul too.”
“Quanto a você, uma espada atravessará a sua alma" - Simeão à Maria -

Introdução:

Não, não estou enganado sobre a “palavra” que preciso expor agora. A verdade é que chegou a hora de cumprir-se o que Simeão disse à Maria quando ela e José levaram o menino para circuncidar.
O menino, destinado tanto a ruína quanto levantamento de muitos em Israel; a mãe, uma espada atravessaria sua alma.

Texto:

25 Perto da cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena.
26 Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava, disse à sua mãe: "Aí está o seu filho",
27 e ao discípulo: "Aí está a sua mãe". Daquela hora em diante, o discípulo a levou para casa.
Eis o momento. Todos os evangelhos (; ; ) relatam pessoas, especialmente mulheres que acompanhavam o cortejo à distância. O evangelho de João, porém, traz informações mais acuradas:
Perto da cruz” - revela que as mulheres estão próximas ao ponto de poderem ouvir ao Senhor Jesus.
“… estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena”. - o número de mulheres é incerto - alguns entendem serem três, outros, quatro mulheres.
“Quando Jesus viu sua mãe ali, e, perto dela, o discípulo a quem ele amava…” - Maria, a mãe de Jesus, aparece apenas duas vezes no Quarto Evangelho. Aqui e em - Nas bodas de Caná. No início ela demonstrou sua fé completa no Filho, “façam tudo o que ele mandar.”, no fim ela é alvo do cuidado do Senhor.
“Ai está teu filho” - MULHER - Na nvi não temos esse registro, mas Jesus se dirige à sua mãe em tom respeitoso e terno.
Honra teu pai e tua mãe - Jesus além de estar resolvendo as questões de salvação, recebendo a justa ira de Deus, ainda dedica-se a prover cuidados à sua mãe. Numa família judaica, uma mulher dependia plenamente do marido ou de um filho (quando muitos, o mais velho) para os cuidados sociais. Jesus sabe disso e honra sua mãe, provendo-lhe um filho que lhe cuidasse.
Jesus tinha outros irmãos, por que não eles? - R: a maioria dos estudiosos entende que Jesus confia sua mãe à João porque ele crê em Jesus e seus irmãos ainda não eram. Há relatos históricos de que João cuidou de Maria durante 11 anos; registros de que ela morreu em Éfeso, assim como João.
“Aí está tua mãe.” - Alguns vêem nessas palavras que Maria tornou-se mãe de todos os discípulos, mas não é fundamentado. As palavras são para João cuidar de Maria e o que ocorre é que João prontamente obedece ao Senhor, levando-a dali.
Jesus tinha outros irmãos, por que não eles? - R: a maioria dos estudiosos entende que Jesus confia sua mãe à João porque ele crê em Jesus e seus irmãos ainda não eram. Há relatos históricos de que João cuidou de Maria durante 11 anos; registros de que ela morreu em Éfeso, assim como João.

Explicação [doutrina]:

Contexto - Na cruz, Jesus é misericordioso com os zombadores, cuida da salvação do criminoso arrependido e agora vê e provê os cuidados para sua mãe.
1. Jesus Vê - Cristo sempre demonstrou ver o que os homens comuns não vêem e agir nesta direção. Sua mãe está arrasada, é a hora mais escura pra ela e para seus discípulos; Jesus sabe e cuida, Ele vê;
1. Jesus provê - Jesus em agonia ainda tem forças e coração para prover cuidado à sua mãe pelas mãos de seu discípulo amado e dando à ele sua própria mãe.
2. Jesus provê - Jesus em agonia ainda tem forças e coração para prover cuidado à sua mãe pelas mãos de seu discípulo amado e dando à ele sua própria mãe.

Aplicação:

Não é de um salvador assim que tanto buscamos e precisamos? De um salvador que age em todas as áreas com plena dedicação;
Está cuidando dos maior problema das nossas vidas, pagando pelos nossos pecados; está sofrendo a justa punição pelos pecados, a santa ira do Pai;
Está sendo xingado, está nu, em vergonha pública, ouvindo desaforos de criminosos, abandonado pelos seus seguidores
Ele ainda pensa em perdão, resgate e provisão; ainda dá tempo de Jesus cuidar de um coração devastado. Como pode?
Sim pode e sempre dá porque Jesus é plenamente Deus e sabe;
Sim pode e sempre dá, porque Jesus é plenamente homem é sente.
Este é o Salvador das nossas vidas. Pleno em todas as suas obras, pleno em todos os seus cuidados. Jesus vê e provê nossos cuidados.
Não é de um salvador assim que precisamos? Sim! É de um salvador assim que precisamos e com confiança dizemos: é um salvador assim que temos!
Afeto - Jesus em agonia ainda tem forças e coração para prover cuidado à sua mãe pelas mãos de seu discípulo amado e dando à ele sua própria mãe. -
Jesus Vê - Cristo sempre demonstrou ver o que os homens comuns não vêem e agir nesta direção. Sua mãe está arrasada; ele vê e provê.
Related Media
See more
Related Sermons
See more